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A importância da Assessoria de Comunicação em cinco passos

A Assessoria de Comunicação é uma ferramenta muito importante na construção da imagem e notoriedade de uma marca, seja ela uma farmácia, uma clínica dentária, uma clínica de estética ou mesmo um profissional de saúde. Através dela, e recorrendo a um plano de comunicação, é definida a estratégia de comunicação com o público-alvo. Em síntese, ela é uma excelente ferramenta para potenciar a imagem da sua empresa. Vamos então perceber o que é a Assessoria de Comunicação para Farmácia ou Clínica em cinco passos?

A Assessoria de Comunicação contribui para a construção de uma imagem positiva e para o fortalecimento da reputação de organizações, marcas e personalidades perante a sociedade.

Adicionalmente, tem como missão reforçar a notoriedade e o mediatismo de uma marca, empresa ou organização. É, igualmente, um veículo fundamental para a gestão de crise, assumindo um importante papel no controlo e minimização de danos na reputação.

Expliquemos então o que é a Assessoria de Comunicação para Farmácia ou Clínica em cinco passos e como ela pode, por exemplo, auxiliar a sua farmácia, clínica dentária ou clínica de medicina estética.

1. Análise e definição de objetivos

O primeiro passo, é naturalmente, a análise do cliente e de toda a sua situação atual, identificando os pontos fortes e fracos e quais as suas fraquezas e mais-valias. Posto isto, é fundamental perceber o seu historial, para onde quer caminhar e quais os seus objetivos de comunicação. Isso obriga, necessariamente, a conhecer a persona do cliente. Além disso, precisa de entender o mercado em que está inserido e a avaliar a perceção atual que os potenciais públicos-alvo têm da sua empresa. Recolhida toda a informação, os assessores elaboração um plano de comunicação. E, este é um documento estratégico central na comunicação da empresa ou marca. Nele são definidas metas e ações concretas para alcançar os objetivos desejados.

2. Relacionamento com os Media

Uma das funções mais importantes da Assessoria de Comunicação passa pela construção e manutenção de um bom relacionamento com a imprensa. Isso inclui, desde logo, identificar jornalistas e influenciadores relevantes para a área de atuação do cliente. É fulcral estabelecer linhas de comunicação e promover encontros com a farmácia, clínica ou profissional de saúde. Adicionalmente, os assessores de comunicação podem preparar e enviar notas de imprensa sobre temas pertinentes para a atuação da sua marca (novos investimentos, novos equipamentos, novos serviços). Além disso, irão promover, sempre que tal se justificar, entrevistas, conferências de imprensa, artigos de opinião ou conversas, one-to-one entre os jornalistas e os responsáveis da organização.

3. Gestão de Crises

Pode ser uma das áreas-chave da Assessoria de Comunicação. Sem dúvida, a perícia e a rede de contactos mantida pelos assessores de comunicação pode fazer toda a diferença na gestão da crise e na redução dos impactos na reputação e notoriedade da sua farmácia ou clínica. Em caso de crise, é fundamental, que esteja delineado previamente um plano de ação. E, neste plano de gestão de crise, é fundamental estar definido o porta-voz para os diferentes públicos-alvo. Deverão estar também definidos os passos que devem ser seguidos por cada colaborador. O relacionamento com os media, a rapidez de atuação, bem como a clareza e transparência na comunicação são fulcrais para proteger a reputação e notoriedade da sua marca.

4. Produção de Conteúdos

Outra das áreas de atuação fundamentais da Assessoria de Comunicação é, ainda, a produção de conteúdos relevantes para os diferentes canais de comunicação, bem como para os diferentes públicos-alvo e plataformas a que se destina cada comunicação, sejam elas redes sociais, blogues, sites ou notícias. Os conteúdos produzidos têm como principal objetivo fortalecer a marca, transmitir mensagens-chave e envolver o público com a empresa.

5. Avaliação de Resultados da Assessoria de Comunicação para Farmácia ou Clínica

No decurso de todos os passos anteriores, é ainda importante que os assessores de imprensa procedam a uma avaliação do impacto das estratégias adotadas. Obviamente, irão também monitorizar a exposição na Comunicação Social e de recolher informações sobre o feedback dos stakeholders. Analisar como tudo correu, identificando os pontos menos positivos na Comunicação. E, se necessário, ajustar a estratégia de comunicação para valorização da opinião do cliente.

De forma muito resumida, a Assessoria de Comunicação é uma atividade multifacetada que criará momentos de comunicação eficaz e estratégica, que junto da Comunicação Social, quer junto dos vários público-alvo, além de procurar fortalecer a imagem do cliente, gerar confiança e manter uma relação positiva com o público-alvo.

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