Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Por que a minha farmácia deve ter uma loja online?

Num mundo digital em constante evolução, ter uma presença online é essencial para o sucesso de qualquer negócio. E isso, claro, também se aplica às farmácias. Sem dúvida, estas podem se beneficiar tremendamente ao investirem numa correta presença online e iniciarem a sua atividade de comércio eletrónico. Qual a importância da farmácia ter uma loja online? Pode o comércio eletrónico para as farmácias beneficiar os clientes e o seu negócio?

Comércio eletrónico para as farmácias

Muitos pensarão que poderá ser tarde demais para iniciar a construção de uma loja online de farmácia e que o comércio eletrónico teria sido muito útil nos anos de pandemia. Na verdade, assistimos durante dois anos a um crescimento fulgurante do comércio eletrónico, impulsionado pelas restrições pandémicas.

De acordo com o Recovery Insights – Small Business Reset, feito pela Mastercard a nível global, incluindo na Europa, a pandemia de COVID-19 contribuiu para um aumento de 31,4% das vendas feitas através de comércio eletrónico. Além disso, o número de empresas que digitalizaram o seu negócio triplicou em relação aos níveis pré-pandemia, com um pico em julho de 2020. A nível global, o e-Commerce cresceu em 900 mil milhões de euros, mais 6 pontos percentuais quando comparamos com o período pré-pandemia. Chegou mesmo a representar 11,8% do comércio total na Europa, quando na pré-pandemia representava 7,5%.

O relatório “O Comércio Eletrónico em Portugal e na União Europeia – 2022”, divulgado pela ANACOM e que compila os dados de estudos promovidos pela Comissão Europeia, revela que em 2022 cerca de 43% dos indivíduos em Portugal efetuaram compras através da Internet nos três meses anteriores à inquirição. Estes valores representam mais 2 pontos percentuais do que no ano anterior. Mas, se estendermos o período de análise aos doze meses anteriores, então temos que 54% dos indivíduos efetuaram este tipo de transação (+2 pontos percentuais que no ano anterior).

Curiosamente, e ainda de acordo com o mesmo trabalho, o crescimento anual verificado em 2022 ficou aquém do registado no ano anterior (+7 pontos percentuais) e em 2020 (+6 pontos percentuais), anos marcados pela pandemia COVID-19. Contudo, ficou em linha com os dados pré-pandemia, quando também tinha aumentado 2 pontos percentuais.

E-commerce na atualidade

A verdade é que, passada a pandemia, e retomada a normalidade no comércio tradicional, todas as projeções indicam o interesse na aquisição de bens e serviços através da internet se manterá ascendente.

Atualmente, muitos dos relatórios e dos especialistas indicam que nos próximos cinco anos, as vendas mundiais no comércio eletrónico praticamente irão duplicar em valor. Sem dúvida, os novos consumidores, mais sofisticados e exigentes, têm vindo a impulsionar as compras através da internet e a pressionar as empresas a oferecerem-lhes respostas eficientes.

E mesmo com o regresso às lojas físicas, a verdade é que há comportamentos que vieram mesmo para ficar.

10 motivos para a minha farmácia ter uma loja online

A tendência de digitalização do comércio foi acelerada pela pandemia, mas já antes se tinha estabelecido em definitivo. A presença no mercado digital é, sem dúvida, fulcral para a sobrevivência de um bom negócio. A concorrência online e offline é cada vez maior e mais variada e quem se focar apenas no offline vai ter dificuldades crescentes para vender.

Se isso é verdade em áreas de comércio como a restauração, a hotelaria ou a venda dos mais variados produtos, não é menos verdade de que é fundamental investir no comércio eletrónico para as farmácias. Mas, para isso, é necessário não cometer alguns erros, como criar um site só para mostrar que também está online. Por isso aperte o cinto e prepare-se para embarcar na jornada rumo ao futuro digital da sua farmácia e descubra os 10 motivos para ter uma loja online. Vamos a isso!

Conveniência

Uma loja online permite que os clientes façam as suas compras de medicamentos e/ou produtos de saúde e bem-estar no conforto das suas casas, a qualquer hora do dia. Assim sendo, é especialmente útil para pessoas jovens, muito ocupadas e sem tempo, mas também para pessoas com mobilidade reduzida, idosos ou aqueles que vivem mais longe de uma farmácia física. Obviamente, se a sua farmácia tiver uma loja online, os clientes podem adquirir produtos 24 horas, 7 dias por semana. Isso elimina a barreira de terem de se deslocar até à loja física apenas durante o horário comercial. Com apenas alguns cliques, os clientes podem navegar pelos produtos, adicionar itens ao carrinho e fazer o checkout. Esse processo é rápido e simples, permitindo que os clientes economizem tempo e evitem deslocações e filas nas lojas físicas.

Acesso a informações de forma fácil e detalhada

Ao aderir ao comércio eletrónico para as farmácias, irá colocar online informação relevante sobre os produtos e serviços que fornece aos seus clientes. Logo, estes passam a ter um acesso fácil a informações detalhadas sobre os produtos, incluindo as substâncias ativas, benefícios e instruções de utilização. Ora, isso ajuda-os na tomada de decisão informada e permite-lhes uma escolha mais acertada dos produtos certos para as suas necessidades. E, o consumidor que tenha questões deverá ser sempre incentivado a contactar via chat, WhatsApp ou outro meio a sua equipa especializada.

Disponibilidade de stock

A sua farmácia ao ter uma loja online garantirá aos seus clientes que disponibiliza determinados medicamentos e/ou produtos de saúde e bem-estar. Logo, isso evita a frustração que o cliente sente de se dirigir à sua farmácia física e encontrar um produto esgotado ou indisponível.

Privacidade no comércio eletrónico para as farmácias

Alguns clientes preferem manter as suas compras privadas, nomeadamente de produtos de áreas que consideram mais “embaraçosas”, como a área da sexologia. Portanto, para estes clientes, a loja online permite que façam as suas compras de forma discreta, sem terem receio de enfrentar possíveis constrangimentos.

Entrega conveniente e rápida

Com o comércio eletrónico, as farmácias podem oferecer opções de entrega rápida e confiável, garantindo que terão o mesmo aconselhamento online que na farmácia física. Ora, isso é especialmente importante para os utentes com dificuldade em ir à farmácia pessoalmente, por dificuldades de acesso ou de tempo.

Uma das principais vantagens de aderir ao comércio eletrónico para a farmácia é a possibilidade do cliente comprar online e depois ser a própria equipa fazer a entrega no domicílio num raio aceitável de quilómetros. Os clientes podem assim receber os seus medicamentos diretamente nas suas casas ou empregos, com a rapidez e garantia que se respeitaram as condições de armazenamento e transporte dos produtos farmacêuticos.

Promoções e programas de fidelização

A loja online de farmácia permite oferecer promoções exclusivas e programas de fidelização aos seus clientes. Existem diferentes tipos de programas de fidelização que podem ser implementados pelas farmácias com lojas online. Alguns exemplos incluem programas baseados em pontos e programas com níveis de benefícios extra para determinada tipologia de clientes (como, por exemplo, portes grátis). Cada tipo de programa terá as suas características e benefícios específicos para atrair e recompensar os clientes. Logo, são uma forma de incentivar a fidelidade dos clientes e criar relacionamentos duradouros.

Acompanhamento personalizado

O comércio eletrónico para as farmácias pode oferecer recursos extra aos clientes como o acompanhamento personalizado. Baseado nos dados que o farmacêutico tem do cliente online e no seu histórico de compras pode propor ao seu cliente o agendamento de um acompanhamento à distância de forma a maximizar os benefícios de determinados produtos. Isto é particularmente interessante na área da cosmética, podendo o cliente usufruir de uma consultoria associada a um problema de pele e efetuadas por especialistas em dermocosmética.

Por outro lado, o comércio eletrónico também permite que a farmácia possa aceder ao histórico de compras e criar lembretes enviados digitalmente que relembram os clientes da necessidade de reposição de produtos. Assim sendo, a farmácia pode aproveitar o digital para auxiliar os clientes a gerirem da melhor forma as suas necessidades de saúde.

Serviço de Click and Collect

Uma estratégia eficaz para a sua farmácia responder eficazmente às necessidades do cliente apressado e sem tempo passa por oferecer aos clientes a opção de comprar online e levantar os produtos na loja física. Portanto, com o e-commerce pode facilitar a vida aos seus clientes mas também aproveitar para aumentar o tráfego para a farmácia física. No momento do levantamento de produtos deve respeitar o tempo do cliente mas também proporcionar uma oportunidade para interações pessoais com eles. E, em muitas ocasiões isso pode levar a vendas adicionais e a ser criado um relacionamento de proximidade que contribui para a fidelização.

Eventos e promoções exclusivas na farmácia física

Uma das vantagens de comunicar online é o facto de poder utilizar a loja virtual como uma forma de promover eventos ou promoções especiais que acontecerão na farmácia física. Utilizando esta estratégia criará a possibilidade do seu cliente online conhecer a dinâmica da sua farmácia e até mesmo, se viver perto, aproveitar um momento único no espaço físico. Aproveite o seu site de e-commerce para incentivar os clientes a visitarem a farmácia e usufruírem de eventos especiais, onde terão uma experiência offline que contribuirá para se manterem fiéis à sua farmácia.

Informações sobre saúde e bem-estar

Algumas farmácias online partilham informações úteis associadas à saúde e bem-estar. Logo, estes conteúdos são úteis para posicionar o seu site nos motores de busca, mas também têm enorme valor agregado para o seu cliente. Sem dúvida, sabendo os temas que são importantes para as suas personas ao escrever sobre esses assuntos irá contribuir para aumentar a literacia em saúde. E, isso contribui obviamente para a notoriedade da sua farmácia.

Comércio eletrónico para as farmácias: uma necessidade atual

Em resumo, ter uma loja online é uma forma de expandir o alcance e oferecer conveniência aos clientes. É uma oportunidade para atender às necessidades dos consumidores atuais e garantir que eles recebem os cuidados de saúde e bem-estar de que precisam, quando precisam.

Como é compreensível, nem todos os profissionais de farmácia se sentem aptos para trabalhar a área digital da farmácia, nomeadamente o seu Marketing Digital. Mas isso é algo que pode ser trabalhado, com a formação de e-commerce para farmácia adequada.

Na Clínica Digital, fazemos o diagnóstico rigoroso e aconselhamos o tratamento adequado, monitorizando a presença do seu espaço de saúde na internet e aplicando uma estratégia integrada de marketing. Adicionalmente, a nossa equipa é composta por profissionais de saúde com formação específica em gestão de marketing e marketing digital.

Ainda tem dúvidas se a sua farmácia ganhará com a criação de uma loja online? Contacte-nos agora mesmo e veja como o podemos ajudar.

Deixe o seu comentário

Aumente a sua visibilidade, alcance o sucesso e desenvolva estratégias!

Subscreva a nossa Newsletter
Entre em contacto connosco!

info@clinicadigital.pt


(351) 229 401 336
(Chamada para a rede fixa nacional)


(351) 939 371 001
(Chamada para rede móvel nacional)

Clínica Digital © {{2023}}. Todos os direitos reservados.

× Como podemos ser úteis?