Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Cinco passos para o plano de comunicação potenciar a sua farmácia ou clínica

Sabe o que é um plano de comunicação? Sabe como ele pode ajudar a impulsionar a comunicação da sua farmácia ou da sua clínica? Na área da Assessoria de Comunicação, o Plano de Comunicação é uma das ferramentas mais importantes. Ele representa um documento fulcral na comunicação de uma organização, marca ou empresa, dado que define toda a estratégia de mediatização. Vamos, então, focar-nos nos 5 passos de um Plano de Comunicação para o setor da saúde.

Plano de Comunicação no setor da Saúde

Já fez ou leu algum plano de comunicação? Este documento é essencial para garantir quais as informações-chave associadas às empresas ou instituições que deve comunicar. Logo, com a estratégia certa, as mensagens são transmitidas de maneira adequada para atingir as metas estabelecidas. Assim sendo, este plano deve incluir elementos centrais como os objetivos da comunicação, a mensagem a transmitir, os canais que serão usados e o cronograma de aplicação.

E, sabe qual o ponto central deste planeamento? Pois, é que a comunicação não é estanque e necessita de, com regularidade, ser revista e ajustada à realidade. Por isso, é fundamental monitorizar os resultados, aprender com os erros detetados e melhorar a estratégia de comunicação. Logo, quanto maior a flexibilidade e a capacidade de adaptação, maiores serão as garantias de que a mensagem alcança o público desejado e é por ele entendida.

Quais são, então, os cinco passos para delinear um plano de comunicação eficaz?

Objetivos da Comunicação em Saúde

O Plano de Comunicação deve, desde logo, definir claramente os objetivos que se aspira alcançar para comunicar a sua farmácia ou clínica. O que se pretende comunicar? Para quem quer comunicar? Durante quanto tempo se tenciona comunicar esta mensagem? Quais os canais que se quer utilizar para transmitir a mensagem-chave?

Este passo é fundamental para definir concretamente o que vamos alcançar. Dessa forma, é importante ser específico no Plano de Comunicação e definir objetivos mensuráveis para poder monitorizar o progresso e o sucesso.

Conheça o público-alvo

A quem se destina a mensagem da farmácia ou clínica? Sabe quais são as necessidades e desejos do seu público-alvo? Para delinear um bom Plano de Comunicação, é crucial estudar o seu público-alvo, identificar as suas “dores”. E, obviamente, de que modo a sua farmácia ou clínica pode ajudar a superar essas dificuldades.

A partir do momento que identifica o seu público-alvo, é importante traçar o perfil da sua persona. Isto é, criar uma imagem do seu cliente-ideal. Se é homem ou mulher, a faixa etária, status social, principais formas de utilização do digital, forma de fazer compras, etc. A identificação das suas personas ajuda a construir a sua mensagem em função dos interesses de cada uma das suas persona e, desse modo, vai torná-la mais eficaz.

Estabeleça a sua mensagem-chave

Defina qual a mensagem principal que planeia transmitir ao seu público-alvo? O que quer dizer? E a quem? Que produtos ou serviços da sua farmácia, ou clínica pretende comunicar?

No momento de delinear a sua mensagem-chave, é importante que a mensagem seja clara, concisa e alinhada com os objetivos delineados. Deste modo, a sua farmácia ou clínica vão conseguir comunicar com maior eficácia, contribuindo, também aqui, para que o sucesso do seu Plano de Comunicação seja superior.

Escolha os canais de comunicação certos

Um bom Plano de Comunicação em saúde depende de uma definição adequada dos melhores canais a utilizar para veicular a mensagem-chave delineada.

Embora seja importante estar presente nas redes sociais, nem todas são indicadas para as suas personas e para os seus público-alvo. Por isso, é também importante que esta definição ocorra ainda antes de iniciar a sua comunicação. Adicionalmente, é imperativo que a sua farmácia ou clínica tenha um bom website, devidamente otimizado para motores de pesquisa.

Seja através das redes sociais, emails, site, anúncios, boletins informativos ou comunicação social, é imperial saber qual a plataforma onde vai comunicar para adequar a sua mensagem.

Defina prazos e analise os resultados

Defina os prazos adequados para implementar as ações do Plano de Comunicação da sua farmácia ou clínica. Onde, como e quando será executada cada ação? Em que suportes e canais será transmitida?

Após o arranque da comunicação, é fulcral monitorizar os resultados para analisar o impacto de cada ação, se os objetivos foram ou não alcançados. Deste modo, é sempre possível ajustar os passos seguintes a cada momento, de forma a melhor a eficácia da comunicação da sua farmácia ou clínica. Lembre-se, o Plano de Comunicação não é estanque, pelo que a análise dos resultados é determinante para melhorar a eficácia do plano.

Confie nos profissionais para o sucesso do seu plano de comunicação em saúde

O planeamento de Comunicação em Saúde será tão mais eficaz quanto melhor definidos forem cada um dos passos aqui apresentados. Defina os públicos-alvo, as personas, as mensagens-chave e os momentos de comunicação. E, lembre-se, tem sempre de partir de uma definição adequada dos objetivos que se pretendem atingir.

Depois, naturalmente, com a campanha a decorrer, não se esqueça de monitorizar a sua aplicação e analisar os resultados objetivos. Em suma, estes passos são essenciais para o sucesso da sua estratégia.

Por fim, e tão importante quanto delinear um bom Plano de Comunicação para a sua clínica ou farmácia, é fulcral entregar esta tarefa a profissionais experientes. Na Clínica Digital estamos habituados a trabalhar o setor da Saúde, a conhecer cada um dos públicos e a estabelecer as melhores estratégias de comunicação para as farmácias e clínicas, como, por exemplo, dentárias ou de medicina estética.

Vai deixar o sucesso da sua empresa nas mãos da “sorte”? Contacte-nos ainda hoje, peça-nos um orçamento e confie nos nossos serviços!

Deixe o seu comentário

Aumente a sua visibilidade, alcance o sucesso e desenvolva estratégias!

Subscreva a nossa Newsletter
Entre em contacto connosco!

info@clinicadigital.pt


(351) 229 401 336
(Chamada para a rede fixa nacional)


(351) 939 371 001
(Chamada para rede móvel nacional)

Clínica Digital © {{2023}}. Todos os direitos reservados.

× Como podemos ser úteis?