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Do Invisível ao Inesquecível: O Poder do Logótipo, Cores e Lettering na Construção de uma Marca de Sucesso

Atualmente vivemos num mundo digital, altamente competitivo, onde a globalização faz com que a mensagem se prolifere de forma rápida. Obviamente, isso traz desafios tanto ao nível da comunicação escrita como da visual. Portanto, construir uma marca forte e memorável é essencial e imprescindível para o sucesso de qualquer empresa ou projeto. E, o logótipo é o rosto da empresa/marca, mas a construção de uma marca para a sua farmácia ou clínica não fica por aqui. Neste artigo, exploremos a importância do logótipo, das cores e do lettering na construção de uma marca. Lembre-se que a sua marca deve sempre destacar-se pela positiva face à concorrência, despertar e cativar o público e conectar-se com a sua persona.

Logótipo: a essência da marca

O logótipo é o elemento visual com mais visibilidade da identidade de uma marca. Na verdade, muitas vezes é o primeiro contacto com o cliente. É a representação gráfica que acompanha a empresa em todos os seus materiais e canais de comunicação. Além disso, é o porta-voz que tem de contar uma história e criar empatia.
A criação de um logótipo deve assim refletir a personalidade da marca, a sua mensagem e os valores. Dessa forma, um logótipo bem elaborado pode ser instantaneamente reconhecido, criar notoriedade, e tornar-se o símbolo de todo o negócio. Contudo, ainda encontramos algumas farmácias, por exemplo, que usam um logótipo retirado de banco de imagens e que em nada contribuirá para a diferenciação da empresa. Sabemos que é mais simples recorrer a esse banco de materiais gráficos, mas será que a sua farmácia ou clínica quer ser confundida com o seu concorrente? Não entenda esta chamada de atenção como uma crítica, mas sim como um alerta!
Assim sendo, quando efetuar a construção de uma marca ou o rebranding da marca existente, lembre-se que o logótipo tem de transmitir a essência do seu negócio, crie uma identidade de sucesso e memorável.

Solicite apoio a um designer experiente no seu setor de atividade e após um briefing da sua missão e valores, este certamente irá conseguir um excelente resultado. Claro que, a maior dos designers usa não só a sua criatividade, mas também irá necessitar de ferramentas de design para criação de logótipo como as que disponibiliza a Adobe: o Photoshop e o Illustrator.

O Poder das Cores na construção de uma marca

As cores conectam-se com as nossas emoções, têm um impacto psicológico significativo e desempenham um papel crucial na perceção da marca. Assim sendo, cada cor consegue evocar e despertar diferentes emoções e sensações no público. Sem dúvida, escolher as cores para a sua identidade visual, é importante e um grande desafio!

É necessário ter em atenção as características das suas personas e a mensagem que se deseja transmitir. Além disso, tenha em atenção o posicionamento que deseja alcançar. Cores vivas transmitem energia e entusiasmo. Por outro lado, tons mais suaves podem criar uma sensação de tranquilidade, elegância e segurança.

Já alguma vez sentiu que conhece aquela marca/empresa, mesmo sendo a primeira vez que a vê? Provavelmente já se cruzou com ela ou com outra semelhante. E, isso, tem influências no hipotálamo despertando uma sensação de reconhecimento. Reflita no seu quotidiano e encontre uma cor em algum local, peça ou até mesmo na sua memória!

O designer com que irá trabalhar fará o estudo da palete de cores mais adequada à sua marca e ao que pretende comunicar sobre ela.

Lettering: a Arte da Palavra


Aqui a palavra não é o seu copy, mas o que acompanha o seu logótipo. O que o complementa? São letras que encantam? Ou que cativam?

O estilo da tipografia utilizada no logótipo e em outros elementos visuais da sua marca, também desenvolvem um papel importante na construção da sua identidade. A tipografia escolhida deve estar alinhada com o conceito e trazer uma legibilidade adicional ao próprio logótipo. Na construção de uma marca, podemos dizer que o lettering será a “muleta” da sua marca.

Além disso, existem logótipos que apenas vivem de um lettering personalizado, identidade única e exclusiva para a marca, onde aqui as letras têm de passar a mensagem e falar por si! Consegue identificar algum? Basta pensar na marca Google que utiliza diariamente!



A Coesão da Identidade Visual: consistência em todos os canais!


Para construir uma identidade visual da marca eficaz, é fundamental manter uma consistência e uma coesão em todas as suas aplicações. Isso significa utilizar o logótipo, cores e lettering de uma forma uniforme em todos os materiais de marketing, embalagens, site e redes sociais, criando uma estrutura forte de reconhecimento. Esta consistência ajudará a criar o reconhecimento e a notoriedade que a marca necessita para ser rentável, estabelecendo uma conexão mais forte com o público, com o cliente e acima de tudo com o consumidor.

Construção de uma marca: preciso de um profissional ou conseguirei sozinho?

Assim, construir uma marca é muito mais que criar um logótipo! E, a criação de um logótipo é muito mais do que criar uma imagem, um desenho ou ir procurar na internet uma forma, ou um vetor. Este tem de ser pensado, ter conceito da marca, ser memorável, ser resultado de um estudo de formas e de cores, para definir a imagem, cor e lettering adequado, quer em termos de tamanho como de estilo. Um logótipo e os elementos que o constituem são cruciais na construção de uma marca.

Ao seguir as boas práticas de design e considerar as preferências do seu público-alvo, a marca pode destacar-se no mercado e conquistar a fidelidade dos clientes. Lembre-se, é importante manter a consistência e o rigor na aplicação da identidade visual em todos os pontos de contacto com o público. Ao fazer isso, a marca estará no caminho certo para o sucesso.

Na Clínica Digital estamos disponíveis para o/a ajudar a criar uma marca única, memorável e impactante para os seus clientes. Contacte-nos!

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