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Cinco passos para selecionar Influencers para a sua clínica de medicina estética

Existem muitas formas de promover uma marca ou produto da sua clínica de medicina estética. Desde o Marketing de Conteúdo ao Email Marketing, passando pelo Marketing de Influência ou pela Otimização do seu site para os motores de busca (SEO), existe um significativo rol de hipóteses a que pode recorrer para potenciar a sua notoriedade. E, escolher influencers para clínica de estética pode ser um desafio! Vamos descobrir como ultrapassá-lo neste artigo!

Marketing para Clínica de Medicina Estética

Consoante o objetivo da sua ação de marketing para a sua clínica de estética, poderá optar por uma ou várias táticas de Marketing Digital. Ora uma opção, pode passar pela criação de parcerias com Influencers. A parceria com influenciadores permitirá aumentar a notoriedade e o reconhecimento dos seus produtos ou serviços. E, no caso de uma clínica de medicina estética, é particularmente interessante como veremos neste artigo!

Outras táticas de Marketing para Clínica de Medicina Estética

Marketing de Conteúdo

Em segundo lugar, pode recorrer ao Marketing de Conteúdo, que implica a criação e distribuição de conteúdo valor acrescentado e que irá ser de extrema importância para público-alvo e que pretende, desta forma, atrair novos clientes. Os conteúdos produzidos podem ser distribuídos nos mais variados canais, incluindo blogs, sites, redes sociais e e-mail.

Social Media Marketing

Em terceiro lugar, a opção pode passar pelo Social Media Marketing. Refere-se a uma estratégia de promoção dos produtos ou serviços com recurso às plataformas de redes sociais e sustentada na construção de uma narrativa através de texto, imagens ou vídeos.

Email Marketing

Em quarto lugar, por seu turno, há sempre a opção de recorrer ao tradicional Email Marketing. Esta é uma forma de contactar potenciais clientes e que, de alguma forma em algum momento, já manifestaram algum nível de envolvimento com a clínica de estética. E, por isso, já estão integrados numa lista de clientes ou potenciais clientes que forneceram o seu email para receber novidades ou informações. Assim sendo, os e-mails podem ser usados para promover os serviços, enviar atualizações sobre a clínica ou simplesmente contactar os clientes e potenciais clientes relembrando-os da existência da sua clínica.

Marketing nos Motores de Busca

Finalmente, em quinto lugar, há também a possibilidade de a sua clínica de estética recorrer ao Marketing nos Motores de Busca (SEM). A otimização do site e dos seus conteúdos para os motores de busca (SEO) é uma tática com resultados concretos a médio e longo prazo. Por outro lado, a Publicidade nos Motores de Busca (SEA) envolve a criação de anúncios no Google, Youtube ou mesmo no Bing, a apesar de obrigar à necessidade de investimento publicitário, traz resultados rápidos e mensuráveis. De qualquer modo que o principal objetivo é aumentar a visibilidade do site da sua clínica de estética nos resultados de pesquisa, colocando-o no topo dos resultados, para que mais pessoas o encontrem.

Mas, hoje, focámo-nos na importância do Marketing de Influência para clínica de estética.

Influencers para clínica de medicina estética

Desde já explicar o que é um influenciador ou influencer. De forma sucinta, trata-se de alguém que, num determinado setor, ganhou de tal forma destaque que se tornou uma referência para uma imensidão de seguidores. Pode ser um ator, um político, um produtor de conteúdos em Social Media, uma personalidade da sociedade civil ou um atleta de alta competição. Existem muitos tipos diferentes de influenciadores, cada um com o seu próprio público-alvo.

Por conseguinte, e com o crescer de popularidade das diferentes redes sociais, o Marketing de Influência tem vindo a ganhar mais adeptos. Isto porque muitas empresas, incluindo clínicas estéticas, já perceberam o potencial de ampliação da audiência que uma parceria com um influencer pode representar.

Mas, afinal, o que é o Marketing de Influência?

Assim, o Marketing de Influência recorre a estas personalidades, delineando planos de ação que permitam promover um produto, serviço ou até mesmo a clínica de estética. Ao firmar parcerias com os influencers, aumenta de forma exponencial a sua audiência, a qual em alguns casos poderá ser bem mais segmentada. Com isso, aumenta a possibilidade de gerar mais leads e conversões.

Para escolher quais os Influencers para clínica de estética que são mais adequados à estratégia de comunicação da sua clínica de estética, há alguns cuidados a ter. Deste modo, vamos ensinar-lhe cinco passos para o Marketing de Influência ajudar a sua clínica de estética.

5 passos para selecionar Influencers para clínica de estética

1. Defina os objetivos da sua ação

O que pretende em concreto para a sua clínica demedicina estética ao recorrer ao Marketing de Influência? Aumentar a notoriedade da sua clínica? Gerar mais leads, isto é obter mais contactos e informações sobre potenciais clientes? Aumentar as conversões, ou seja, o número de tratamentos realizados?

2. Defina o público-alvo da campanha


Para lançar uma campanha de Marketing de Influência é fundamental definir adequadamente o público-alvo, a persona, que pretende alcançar. Quais são as suas necessidades? Sabe quais as principais preocupações estéticas que têm? Quais são as suas necessidades, as suas “dores”? Qual a sua faixa etária e género? Saber quem quer conectar é fulcral para selecionar Influencers para clínica de estética.


3. Escolha os influencers mais adequados


Num terceiro passo, é obrigatório procurar quais são os influencers que mais se enquadram na estratégia que delineou para a sua clínica de estética. Escolher um influenciador apenas porque participou numa campanha de sucesso numa outra empresa do setor, não é necessariamente a melhor estratégia. O que é bom para a concorrência, não é necessariamente bom para si. Tenha em conta a audiência do influenciador, o tipo de conteúdos que cria e qual o grau de compatibilidade com a sua marca, o tipo de tratamentos que pretende comunicar, o tipo de serviços que quer vender.

4. Contactar o influenciador e negociar a parceria

Segue-se o contacto com os influencers selecionados e a negociação da parceria. É importante explicar claramente o que aspira alcançar com a campanha, o que se quer que o influenciador produza e o que tem para lhe oferecer (seja dinheiro ou permuta de serviços). É importante deixar bem definido, preferencialmente por escrito, que tipo de conteúdos devem ser produzidos e durante quanto tempo, entre outros. Contudo, permita que este tenha liberdade criativa para que a sua campanha de marketing de influência tenha sucesso. Se isso não ocorrer, o seu parceiro irá produzir conteúdo que não impactará a audiência e soará a “falso”.

5. Monitorize os resultados

Chegado o momento de lançar a campanha Marketing de Influência para ajudar a sua clínica de estética é importante monitorizar os resultados da mesma. Verificar se as publicações acordadas estão a ser cumpridas e se a audiência que está a ser atingida. Adicionalmente, e se a campanha decorrer em simultâneo para geração de visitantes para o seu website, deve certificar-se que recorre a ferramentas de monitorização de tráfego, como o Google Analytics, para conhecer em tempo real o impacto da ação.

Os cincos passos ajudam, mas não fazem tudo!

É importante ter em conta que os 5 passos para selecionar Influencers para clínica de estética e as campanhas de Marketing de Influência não fazem tudo sozinhos. Portanto, com todo o processo em andamento, deve garantir que os serviços anunciados podem ser entregues aos clientes em tempo aceitável. Lançar uma campanha de Marketing sem garantia de que a Clínica de Medicina Estética está preparada para dar resposta às solicitações pode condenar ao fracasso a campanha. E, pior, pode mesmo gerar uma onda de críticas que põe em causa a notoriedade da sua clínica de estética.

Adicionalmente, tenha em mente que o Marketing de Influência pode ser uma excelente arma para promover a sua marca, os seus produtos ou os seus serviços. Mas o seu sucesso está, igualmente, intimamente relacionado com o influencer que escolhe e os objetivos que delineou. Uma definição errada de um e outro parâmetro é meio caminho para o fracasso.

Em última análise, é sempre preferível contratar profissionais experimentados e capazes de montar uma campanha de Marketing de Influência que ajude a sua clínica de estética a prosperar.

Vai esperar que a sorte ou o destino tragam mais clientes para a sua clínica de medicina estética? Ou contará com a nossa ajuda para selecionar os melhores Influencers para clínica de estética?

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