A importância do Marketing Digital na Farmácia atual
A Internet e as redes sociais fazem parte do nosso quotidiano, estando já completamente inseridas na nossa rotina diária. Assim sendo, seja por razões pessoais (como utilizador/consumidor) ou razões profissionais (utilizador/fornecedor de produtos/serviços) todos acedemos de forma habitual à web. Nos dias de hoje, não estar online é quase como não existir. Logo, as Farmácias não podem ser exceção. Por isso, vamos neste artigo explorar a importância do Marketing Digital na Farmácia atual!
Marketing Digital na Farmácia da era digital
Em primeiro lugar, devemos refletir que cada vez mais recorremos à Internet para procurar variados assuntos, seja uma receita de culinária, uma notícia, um produto ou um serviço. De facto, o mercado está cada vez mais global. Assim, encontramos tudo o que queremos à distância de apenas um clique ou um toque no écran.
A saúde é um tema de elevada importância e relevância para a população, e se a procuram junto do Farmacêutico que está atrás do balcão, esse mesmo profissional tem de estar atrás do écran. O “Dr. Google” é um recurso inegável e nós queremos ter conteúdo que seja encontrado, relevante e de qualidade, criado com o mesmo rigor e confiança a que os utentes da Farmácia estão habituados.
Se a importância do marketing digital na farmácia atual é já considerada uma realidade absoluta, a pergunta que se põe é: como conseguimos sobressair no meio da multidão?
Saúde na Web
A quantidade de sites que abordam temas relacionados com a área da saúde é imensa, e já o fazem há tanto tempo que parece quase impossível ser inovador. Sim, parece desanimador, mas não nos podemos esquecer de como a Farmácia é vista pela população como tendo profissionais íntegros e de confiança, e só isto já é uma mais-valia enorme. Os ingredientes estão todos lá, só falta a receita: a estratégia.
Estratégia de Marketing para a Farmácia
Uma estratégia de Marketing (offline e online) é fulcral para atrair novos clientes. Adicionalmente, a estratégia de marketing é também indispensável para a manutenção de um relacionamento sólido com os utentes atuais. De facto, é aqui que é preciso ter conhecimentos técnicos e diferenciadores que vão orientar o posicionamento e atuação da empresa.
Já deve ter ouvido falar de marketing relacional, otimização para motores de busca, funil de vendas, geração de leads… Até já leu algo sobre o assunto, mas parece tudo muito confuso, difícil de fazer e nada parece encaixar no modelo de negócio das Farmácias. Estamos aqui para desmistificar esse assunto.
A Internet é uma janela para o Mundo, e todos queremos fazer parte desse mundo. Inicialmente, será uma opção começar pelo que é mais fácil e é gratuito: estar presente de forma ativa nas redes sociais. No entanto, é considerado essencial para qualquer empresa ter um website próprio. O truque é ter uma estratégia integrada, que nos permita atuar em várias frentes.
Website da Farmácia
A esta hora está a perguntar-se “Preciso mesmo de um website institucional?” A resposta é: claro que sim!
“A place to call your own” – onde a Farmácia pode ter o conteúdo que quiser. No website da Farmácia pode organizar a informação como achar melhor, com o aspeto que bem entender. De facto, não irá depender de terceiros para estar sempre online e acessível a todos. Portanto, aposte num site, mantenha-o atualizado. Para tal, tenha um blog integrado, onde vai publicar novos conteúdos de forma consistente. Assim, terá uma estratégia de excelência e diferenciadora.
Redes Sociais para Farmácias
Mas toda a gente está nas redes sociais, e eu também quero estar! Sem dúvida.
O Facebook tem atualmente 2,32 mil milhões utilizadores ativos e 1,52 mil milhões de pessoas diariamente ligadas à rede. Em Portugal, dados o final de 2018, há 5,3 milhões de portugueses nas redes sociais e estima-se que 96% destes têm conta no Facebook.
O Instagram tem mais de mil milhões de utilizadores em todo o mundo, e em Portugal tem sido a rede social com maior crescimento. Atualmente, 60% dos utilizadores de Internet têm conta no Instagram, subindo este número para 91% entre os jovens.
A próxima pergunta é: com tantas empresas nas redes sociais, será que vale a pena o esforço de ir agora para lá? A resposta é simples. Vale sim. No entanto, relembramos que quanto mais tempo demoramos a iniciar a nossa presença eficaz, mais vai tardar a construção da nossa própria comunidade.
Qual é o truque? Conseguir sobressair no meio da multidão. Construir conteúdo que faça o consumidor visitar a nossa página, comprar na nossa empresa e procurar os nossos profissionais.
Tendo tudo isto em conta, o digital é uma realidade completamente integrada nas nossas vidas. Atualmente, tem uma maior expressão junto dos jovens. Mas, não nos podemos esquecer que os jovens de hoje são os clientes da farmácia de amanhã. Quer ser hoje uma farmácia do futuro?
Claro que sim!
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