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Marketing Digital para Clínicas Dentárias: o destaque que a sua clínica precisa

A presença no online é, nos dias de hoje, verdadeiramente essencial para qualquer negócio. Seja ele de venda de automóveis, de venda de serviços ou para uma clínica dentária. A verdade é que cada vez é maior o número de pessoas que utilizam a Internet para procurar informações sobre produtos e serviços antes de realizar uma compra ou agendar um serviço. Por essa razão, destaque a sua clínica dentária com uma forte aposta no Marketing Digital. Neste artigo fique a conhecer como o Marketing Digital para Clínicas Dentárias pode mudar o rumo da sua clínica.

Quais as vantagens do Marketing Digital para Clínicas Dentárias?

O Marketing Digital assume um papel fulcral na alavancagem da presença digital das empresas, marcas e negócios. Com o recurso às técnicas adequadas será possível alcançar um público crescente, atraindo a atenção de potenciais clientes e convertendo essas interações em vendas ou outras interações que sejam pretendidas.

Com a evolução constante da tecnologia, bem como o crescente número de clínicas dentárias, o investimento em Marketing Digital é determinante para que estas empresas se destaquem da concorrência num mercado cada vez mais competitivo.

Segundo dados da Ordem dos Médicos Dentistas, entre 2016 e 2018, abriram 1968 clínicas dentárias em Portugal. Ou seja, uma média de 55 novos consultórios por mês.

Com tamanha concorrência, é fundamental que procure aumentar a visibilidade da sua clínica dentária.

Como colocar a clínica dentária em destaque com Marketing Digital?

As técnicas de Marketing Digital para clínicas odontológicas não variam muito das que são usadas para as empresas em geral. Desde logo é sugerida a contratação de um profissional especializado em Marketing Digital. Se não permite que alguém sem carta de condução conduza a sua viatura pessoal, também não deixará a alavancagem digital da sua clínica dentária ao cuidado de alguém sem noções básicas, certo? Ou deixaria um profissional de marketing fazer um implante na sua boca?

Mas, além de se rodear de profissionais com competências para definir a melhor estratégia e as melhores táticas de marketing para a sua clínica dentária, deve conhecer aquilo que, desde logo, irá necessitar. Assim sendo, vamos então dar-lhe ferramentas para destacar a sua clínica dentária com recurso ao marketing em sete passos.

Aposte num website intuitivo

O website é a montra virtual da sua clínica. Está aberta 24 horas, sete dias por semana, 365 dias por ano. Por conseguinte, aposte num website atraente, intuitivo e fácil de navegar. Otimize-o para os motores de busca para que a sua clínica digital comece a subir no ranking de pesquisas, potenciando o aparecimento de novos potenciais pacientes.

Defina a sua persona

Identificar o cliente tipo da sua clínica, isto é, a sua persona, é fundamental para definir como constrói a sua comunicação e para saber com quem fala.
A criação de uma persona permite conhecer o cliente padrão da clínica dentária e a partir deste conhecimento irá comunicar de forma direcionada e assertiva com o seu verdadeiro público-alvo. Portanto, deve seguir esta lógica a fim de garantir que os resultados do que vai preparar em termos de conteúdo se aproximam verdadeiramente do que quer ler e ver o seu cliente-tipo.

Assim sendo, é importante, desde logo, definir quais as características que o perfil deve incluir. Usualmente, podemos dividir as informações a recolher em obrigatórias e opcionais. Assim:

Informações Obrigatórias:

  • Nome: Ajuda na identificação da pessoa e, sobretudo, a gerar empatia, criando uma sensação de conhecimento e familiaridade com o potencial cliente;
  • Idade: Permite contextualizar alguns comportamentos e formas de linguagem. E permite adaptar um discurso mais formal ou informal, consoante a faixa etária. Na comunicação digital é ainda possível perceber até que ponto a escrita pode ser menos informal e até recorrer a memes e emojis, por exemplo;
  • Personalidade: Os traços de personalidade ajudam a adaptar a interação com o cliente, de forma a potenciar as conversões. Saber se é mais extrovertido ou introvertido, preocupado com a estética ou apenas com a dor, aumentam a capacidade de converter abordagens em vendas;
  • Formação: Um cliente com formação académica superior será, tendencialmente, mais informado. Tal permite ao médico dentista perceber se é necessário explicar mais ou menos as características do tratamento ou serviço;
  • Dores: Estas são as principais preocupações do seu cliente, os problemas que têm de ser resolvidos com a ida à clínica dentária, por que é que aquele tratamento será o ideal para resolver o problema que motivou a sua ida à sua clínica;
  • Objetivos: Quais as metas que a sua persona aspira alcançar? Seja a nível pessoal ou profissional e como os tratamentos que disponibiliza na sua clínica dentária podem ajudar a potenciar o sucesso.

Informações Opcionais:

  • Redes sociais: Conhecer a pegada digital da sua persona é fulcral. Perceba de que modo deve construir a sua comunicação online e quais as redes em que deve e não deve apostar. Nomeadamente em termos de publicações patrocinadas;
  • Interesses: Os interesses de uma persona variam conforme os seus passatempos, as atividades que gosta de praticar, as séries que gosta de ver e os desportos que gosta de assistir. Ter uma noção dos interesses do seu cliente permitem-lhe ajustar a oferta e os serviços a promover;
  • Estado civil: Saber se o seu cliente é casado, solteiro ou viúvo permite-lhe ajustar a aposta no cross selling. Se o seu cliente é casado ou está numa relação, o médico dentista pode, por exemplo, sugerir um check up à esposa, como forma de monitorizar o estado da saúde oral;
  • Residência: O local de residência pode ter implicações a nível cultural, social e até política, pelo que saber estas informações é importante para poder ajustar a produção de conteúdo online. Além disso, os serviços de medicina dentária não são serviços que podem ser efetuados à distância, logo conhecer as características da população circundante à sua clínica dentária é obrigatório.

Aposte em perfis nas redes sociais

A presença da sua clínica dentária nas redes sociais é uma excelente forma de chegar a mais clientes. Analise bem os seus clientes, as suas preferências e onde se encontram no mundo digital. Perceba quais as principais redes que usam e crie perfis nas mesmas. Não precisa estar presente em todas redes e, sobretudo, não deve produzir conteúdo igual para todas as redes. O seguir no Instagram não é necessariamente o mesmo do Facebook, do TikTok ou do YouTube.

Invista em SEO

A otimização do website da sua clínica dentária é fulcral para que a página seja melhor posicionada nos motores de busca. Com efeito, deve-se socorrer de técnicas de Search Engine Optimization (SEO) para melhorar a posição do seu site nas pesquisas. Quanto mais no topo dos resultados das pesquisas a sua clínica odontológica surgir, maiores as probabilidades de atrair novos clientes e de eles pretenderem obter informações dos seus serviços dentários ou mesmo a querer usufruir deles.

Produza conteúdo relevante

Uma das melhores formas de conferir notoriedade ao seu website passa pela produção de conteúdo relevante para o seu público-alvo. Procure definir quem são os seus seguidores, os seus interesses e motivações e produza conteúdo que vá ao encontro das principais preocupações de quem procura a sua clínica dentária. Adicione-lhe infográficos, vídeos ou imagens explicativas e acrescente-lhe informação pertinente sobre tratamentos dentários, consequências de não tratar determinadas patologias da boca e dentes ou os custos associados aos serviços que presta. Isso ajudará a posicionar a sua clínica odontológica como uma autoridade no setor e, por isso, atrairá novos pacientes.

Invista na publicidade online

Perante o crescimento da concorrência também no mercado digital, o investimento em SEO pode não ser suficiente para a sua clínica se destacar entre a concorrência de uma forma imediata. Por isso, quando falamos de Marketing Digital para Clínicas Dentárias sabemos que é fulcral o investimento em Google Ads ou Meta Ads. As campanhas pagas para publicitar serviços específicos disponíveis na sua clínica dentária devem ser cuidadosamente estruturadas para manter o rigor e a ética médica e para evitar bloqueios das plataformas onde podemos anunciar. E, como resultado do investimento, será possível posicionar a sua empresa em destaque não só nas redes sociais, mas também nos resultados dos motores de busca.

Otimize o Google My Business

O Google continua a ser o portal preferido, a nível mundial, para pesquisas. E em Portugal, claro, não é diferente. De acordo com dados do relatório Digital 2023: Portugal — DataReportal – Global Digital Insights, 94,3% dos utilizadores usam o Google para fazer as suas pesquisas. Apenas 4,22% recorre ao Bing, enquanto 0,83% se socorre da Yahoo.

Por essa razão, é importante criar e manter atualizado e otimizado o seu perfil no Google My Business. Trata-se de uma ficha de empresa que ajuda os potenciais clientes a saber mais sobre a sua clínica dentária. Desde logo a localização, contactos da clínica, horários de funcionamento e serviços prestados, entre outros. Mas também pode aproveitar para recolher testemunhos dos seus clientes, convidando-os a deixar o seu testemunho na área de críticas, ajudando assim a sua clínica dentária a ganhar mais notoriedade e a destacar-se entre a concorrência. Tudo isto irá contribuir para potenciar a conquista de novos clientes.

Marketing Digital para Clínicas Dentárias: a sua clínica dentária em destaque em poucos passos…

Se seguir estes passos, estamos convictos que em pouco tempo será possível que destaque a sua clínica dentária entre a concorrência. Um bom investimento em Marketing Digital é meio caminho para que a sua clínica odontológica seja reconhecida como uma referência e uma autoridade no setor.

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