Sabia que 90% das compras de serviços ou produtos começam numa pesquisa online e segundo o Google, em cada 20 pesquisas realizadas no motor de pesquisa, uma é sobre saúde? O Marketing na área da saúde quando efetuado de forma correta e cumprindo as regras publicitárias para o setor vai permitir-lhe ganhar notoriedade e reputação. Conheça neste artigo as vantagens e a melhor forma de promover os seus serviços de saúde!

Marketing médico e farmacêutico

É inegável que a era digital veio para ficar! Logo, para um negócio conseguir desenvolver todo o seu potencial, é essencial estar presente no mundo online. E o setor da saúde não é exceção! Portanto, integrar o marketing digital nas estratégias de marketing e comunicação da sua clínica ou farmácia é essencial.

Marketing Digital integrado nas estratégias de Marketing na Saúde

As ferramentas de Marketing Digital permitem construir comunidades únicas de uma marca, de profissionais ou de espaços de saúde. Além disso, permitem também dar resposta às dúvidas ou questões dos pacientes.

Posto isto, existem 5 vantagens para investir em Marketing para divulgar os seus serviços de saúde online.

Quais as principais razões para investir em Marketing na Saúde?

1. Divulgar conteúdo credível e relevante

Informação verdadeira e relevante é de extrema importância na área da saúde. Logo, um dos maiores desafios para o utilizador é filtrar o excesso de informação e distinguir informação verdadeira de apenas mitos publicados online.

Portanto, se a sua organização de saúde partilhar conteúdo, o utilizador, ao pesquisar na Internet, vai encontrar respostas de especialistas sobre os seus problemas de saúde.

Assim, através dos canais digitais, como redes sociais, websites, blog ou outros, é possível fornecer informação, dicas e conselhos e desta forma, esclarecer os utentes sem infringir as regras publicitárias em saúde.

Além disto, ao obter conhecimento interessante, o utilizador é um potencial paciente, que o escolherá a si em detrimento de outro sobre o qual não tenha qualquer referência.

2. Alertar os utilizadores para a importância de procurar profissionais de saúde

Como já foi referido, a veracidade da informação na Internet é muitas vezes duvidosa. Por esta mesma razão, é fundamental que os utilizadores sejam alertados para a importância de recorrer a um profissional de saúde. Só assim se consegue que evitem a automedicação não segura ou iniciem um tratamento não adequado sem supervisão.

3. Conquistar novos utentes

Aumentar a visibilidade online, assim como a credibilidade sobre determinada especialidade, é o caminho certo para obter a confiança dos utilizadores e alcançar novos utentes. Na área da saúde, este objetivo de crescimento também pretende ser alcançado. No entanto, os profissionais de saúde não podem esquecer que se tratam de vidas!

4. Fidelizar pacientes

As estratégias como o Email Marketing, Website e Blog, são ideais para manter o constante relacionamento com o utente. Assim sendo, esta manutenção da comunicação com os seus utentes aumenta significativamente as probabilidades deste se lembrar de si. Quer que ele volte ao seu espaço de saúde ou clínica, certo?

5. Analisar os resultados

Em primeiro lugar, a possibilidade de medir e analisar o impacto e os resultados das estratégias utilizadas, é um dos pontos fortes do Marketing Digital. Logo, usando as ferramentas adequadas é possível verificar on time o desempenho das ações. Desta forma, podemos melhorar e ajustar o que for necessário consoante os dados obtidos. Assim, é possível poupar recursos e alavancar resultados.

Como promover os seus Serviços de Saúde na internet?

É fundamental promover a sua clínica ou farmácia de forma credível, eficiente e bem pensada no meio digital. Use de forma profissional de um blog, Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, etc.!

Através de plataformas fáceis e de simples acesso a todo o público é possível adotar 5 medidas para alcançar o sucesso desejado de Marketing na Saúde.

1. Ajuste a linguagem

Usar termos técnicos de saúde de forma regular, pode afastar seguidores. Opte por utilizar termos simples e de fácil compreensão, com ajuda de pequenos exemplos do dia-a-dia.

2. Humanize o seu negócio

Mostrar os bastidores da sua organização, o dia-a-dia de trabalho e mesmo alguns momentos da sua vida fora do ambiente profissional é a melhor forma de se aproximar do seu público-alvo. No entanto, é importante não exagerar nas publicações e não partilhar informações demasiado íntimas.

3. Trabalhe com outros profissionais de saúde

Criar uma equipa multidisciplinar e partilhar conteúdos e informações com outros profissionais de saúde que complementem a sua área, é uma maneira eficaz de demonstrar que o bem-estar e a satisfação das necessidades do utente é a sua prioridade. Aliado a este facto, a exposição online dos diversos profissionais de saúde, favorece a divulgação cruzada e consequentemente o alcance vai aumentar.

4. Relate Testemunhos

Os testemunhos de utentes que passaram por experiências consigo geram credibilidade. Sem expor o utente, relatar as histórias de sucesso pode ser extremamente positivo para alcançar a confiabilidade de novos pacientes.

5. Capte a atenção do seu público-alvo com Vídeos e Lives

Crie autoridade ao partilhar o seu conhecimento com os utilizadores e/ou pacientes através de vídeo e se possível mesmo em direto. Através de variadas ferramentas digitais, como por exemplo algumas das redes sociais, é possível comunicar de forma mais real com o seu público.

A interação online irá criar empatia com os seus seguidores.

Por onde começar a melhoria do marketing na saúde?

Para garantir eficácia é obrigatório o planeamento. Só após uma correta análise externa e interna conseguirá definir objetivos e a melhor estratégia para os alcançar. Após este plano ser efetuado, é necessário aplicar as táticas adequadas e implementar o que foi devidamente planeado.

Se procura consultoria especializada na área do Marketing para a Saúde, contacte a Clínica Digital!