A seleção de imagens para as redes sociais das Farmácias

É inegável a importância do facebook como canal de Marketing e Comunicação para as Farmácias. Mas, será que a maior parte destas empresas estão a tratar a sua “vitrine” digital de forma adequada? Como selecionam o conteúdo e as imagens para os seus posts? Vamos partilhar consigo alguns exemplos do que acontece de forma habitual nas Redes Sociais das Farmácias e refletir sobre este assunto!

Comecemos por este exemplo…

Facebook e o Coelhinho da Páscoa

Em primeiro lugar, é importante assumir que o coelho já é imagem de marca dos posts efetuados pelas empresas durante a época Pascal. Mas, porque há tantas farmácias e outras empresas a utilizar a mesma imagem?

Vejamos o que aconteceu na Páscoa e que acontece repetidamente em outras alturas comemorativas!

Os colaboradores das farmácias a quem foi destinado o papel de produzir o post de “Feliz Páscoa” não hesitaram em selecionar uma imagem para acompanhar o habitual texto de desejo de uma época de união familiar e renovação!

Sem dúvida, que uma imagem a acompanhar o texto num post de facebook é a forma de reter cerca de 2 a 3 vezes mais a atenção do leitor. Portanto, até aqui tudo perfeito! Mas, mais do que colocar a imagem há que relembrar a importância de alguma coerência visual e de respeito pela identidade visual da farmácia. Assim sendo, este é um dos primeiros tópicos a considerar! No entanto, foi um dos fatores que não foi tido em conta por algumas páginas Facebook das Farmácias.

Assim, esta Páscoa, foram numerosas as farmácias e outras empresas a colocar exatamente a mesma imagem para transmitir os seus desejos!

Imagem para as Redes Sociais das Farmácias – o que não deve fazer

Em muitas das equipas não há elementos com conhecimentos sobre como melhor gerir as redes sociais das farmácias. É uma realidade! Assim como, não são obrigatórios conhecimentos de design gráfico aos elementos das equipas das farmácias.

Mas mesmo assim, há algo que não deve fazer…

O que nunca poderá voltar a fazer nas Redes Sociais das Farmácias

Após este artigo, esperemos minimizar a utilização repetida da mesma imagem por parte de muitas farmácias. Então o que não deve nunca mais fazer? Ir diretamente ao Google e retirar a primeira imagem disponível no motor de busca para a palavra pesquisada! Pois, nesta época foram muitas as farmácias e outras empresas a selecionar a imagem do coelhinho de Páscoa e seus ovinhos!

E porque não? Em primeiro lugar, porque grande parte das imagens disponibilizadas no motor de busca Google não são livres de direitos de autor. Logo, não podem ser usadas em páginas facebook de empresas como as Farmácias. Podemos usar um filtro e pesquisar por imagens sem direitos de autor e autorizadas para utilização comercial, mas normalmente, têm péssima qualidade. Então, onde encontrar uma imagem?

redes sociais das farmacias na pascoa

Fonte: Google

Bancos de Imagens para as redes sociais das Farmácias

Existem disponíveis online diversos bancos de imagens livres de direito de autor. Alguns destes são gratuitos, exigindo ou não a colocação do autor/fonte quando são utilizadas. Por outro lado, se pretender uma imagem de maior qualidade e que responda de melhor forma aos seus objetivos existem numerosos sites onde, a custo reduzido, pode adquirir uma imagem para utilização comercial.

Partilhamos consigo alguns dos bancos de imagem gratuitos mais conhecidos:

Esteja atento aos nossos próximos artigos e conheça mais alguns locais onde pode selecionar uma imagem para os seus posts das páginas Facebook das farmácias! Assim, não irá certamente publicar novamente o mesmo coelhinho da Páscoa que foi usado por outras farmácias e empresas!

Se este artigo despertou o seu interesse aproveite para conhecer o programa do curso Redes Sociais para Farmácias.