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Redes Sociais ou Site: o que é melhor para a minha farmácia?

A questão é-nos colocada com frequência. Redes Sociais ou Site: o que é melhor para a minha farmácia? Depende dos seus objetivos, do investimento que pretende fazer e do tempo que tenciona dedicar a cada um. Em condições perfeitas, redes sociais e website devem coexistir e, se bem utilizados como ferramenta de marketing em saúde, são mesmo complementares.

A verdade é que cada um destes canais de comunicação digital, desempenha um papel importante no Marketing Digital. Por um lado, as redes sociais permitem-lhe aumentar o envolvimento dos seus clientes atuais com a sua farmácia. Por outro lado, o site cria uma presença online da sua farmácia e deve ser usado para dar informações sobre os seus produtos e serviços, entre outros.

Ao combinar uma presença nas redes sociais e a existência de um site, pode beneficiar do melhor destes dois pilares, com ganhos acrescidos para o seu negócio. E quando desenvolvidos por um profissional podem trazer ainda mais benefícios para a sua farmácia.

Por acreditarmos que a comunicação digital da sua farmácia deve assentar nestes dois pilares, vamos apresentar-lhe vantagens de uma presença adequada nas redes sociais e cinco mais-valias de apostar na criação de um site. Para evitar cometer alguns dos principais erros habitualmente cometidos no Marketing nas Farmácias. No final, acreditamos, que entre Redes Sociais ou Site já saberá o que é melhor para a farmácia. E, muito provavelmente, a resposta será “ambos”.

Vamos lá então dar resposta à questão Redes Sociais ou Site: o que é melhor para a minha farmácia?

Cinco motivos para apostar num site

A presença da sua farmácia no digital através de um site é, desde logo, uma extensão virtual da sua loja física. Com a vantagem de ter a “porta” sempre aberta, 24 horas, sete dias por semana. Tanto aos dias de semana, como ao fim de semana ou feriados.

Num mercado cada vez mais global, e onde a comunicação digital e o comércio eletrónico registam interessantes crescimentos, as empresas que pretendam destacar-se da concorrência têm de estar presentes online. Por isso, apresentamos 5 razões para apostar num site para a sua farmácia.

Profissionalismo e Credibilidade

Ter um site bem “desenhado” contribui para melhorar a sua notoriedade e confere uma imagem de profissionalismo à sua farmácia. Obviamente que este site tem de ser um bom cartão de visita e estar atualizado. Além disso, é o lugar certo para dar a conhecer mais sobre a sua equipa, sobre as marcas líderes de mercado que comercializa e sobre os diversos serviços especializados. Isto ajuda, consequentemente, a aumentar a confiança dos clientes na sua farmácia, certo?

Conteúdos Relevantes

A presença da sua farmácia no digital através de um site permite que possa fornecer informações detalhadas sobre a sua farmácia, serviços, horários de funcionamento e outras informações importantes para os clientes. E, em especial, permite que partilhe informação relevantes para o seu público-alvo, ou melhor ainda, para as suas personas. Além disso, poderá escrever sobre os benefícios dos produtos-chave, dando a possibilidade do potencial cliente ler com tempo, sem estar pressionado pelos outros clientes que aguardam para serem atendidos. Certamente, já teve cliente a quem no balcão não conseguiu dar toda a informação sobre um produto, pois o cliente seguinte já mostrava sinais de impaciência, certo? Tendo uma boa página de produtos poderá completar a informação oral com um link para o cliente conseguir tomar uma decisão informada com a sua ajuda!

E-commerce

Não se iluda: a sua farmácia deve ter uma loja online. Ao estar presente no mundo digital, o seu público deixa de ser apenas a comunidade que reside ou trabalha na sua área de abrangência, para ser qualquer pessoa que esteja em qualquer parte de Portugal ou até do mundo. Um site com funcionalidade extra de e-commerce é fundamental para chegar a esses clientes que, por norma, não se deslocavam à sua loja física. E, claro, é mais um canal de venda para aqueles que já são seus clientes, mas gostam de poder comprar fora de horas ou no conforto das suas casas.

Blog e SEO

Desenvolver um site para a sua empresa, sem apostar numa área de blogue e sem investir nas técnicas de SEO, não faz qualquer sentido. Para atrair mais tráfego orgânico por via dos mecanismos de busca, é fulcral investir na Otimização dos conteúdos para os Motores de Busca (SEO, do termo em inglês Search Engine Optimization). Trata-se de um conjunto de técnicas em que os conteúdos das páginas do seu site são trabalhados de forma a serem mais facilmente encontrados pelos utilizadores quando pesquisam com recurso a um determinado conjunto de combinações de palavras-chaves. Costuma pesquisar sobre os seus assuntos de interesse no google? Pois sim, os seus cliente e potenciais clientes também o fazem!

Controle Total

O site é seu. O controlo do mesmo é seu. É você que decide o design e estrutura do site, quais as páginas que deve ter, quais os conteúdos que vai publicar. A presença no Digital através de um site permite-lhe”personalizar” a sua morada física, adaptando-a às necessidades específicas da sua farmácia. Além disso, é o local certo para obter informações dos seus visitantes e recolher os seus email para envio posterior de campanhas de email marketing.

Cinco motivos para apostar nas redes sociais

A natureza sensível do setor da saúde exige que sejam tomados cuidados especiais na criação e gestão de conteúdo para as redes sociais. Dessa forma, é fulcral que todo o conteúdo produzido seja rigoroso e não leve à procura de cuidados de saúde desnecessários, causar dúvidas ou mesmo abrir a possibilidade de os seguidores fazerem autodiagnóstico e automedicação.

Certo é que a presença da sua farmácia no mundo digital através das redes sociais é uma forma muito interessante de aumentar a interação com os seus clientes e potenciar o envolvimento deles com os objetivos da sua farmácia. Por isso, apresentamos cinco razões para apostar numa presença através das redes sociais.

Alcance e Envolvimento

O potencial de alcançar grandes públicos nas redes sociais é tremendo. Em Portugal, por exemplo, 94,4% dos utilizadores de redes sociais estão presentes no Facebook. São cerca de 5,9 milhões de utilizadores ou, no caso da sua farmácia, de potenciais clientes.

Comunicação Instantânea

Uma das vantagens das redes sociais, em particular das de comunicação, prende-se com a facilidade de comunicação e interação em tempo real, quase como se estivesse na sua farmácia na presença física de um cliente. Para o consumidor esse feedback imediato, o aconselhamento, é determinante para aumentar as probabilidades de conversão.

Humanização da Marca

As redes sociais da sua farmácia, quando trabalhadas por um profissional de Marketing Digital, permitem aproximar a farmácia dos atuais e potenciais clientes. Pode humanizar a sua marca, dar a conhecer a cultura da empresa, apresentar os membros que a integram, evocar momentos históricos e até criar ligações emocionais com os seguidores.

Promoções e Anúncios

As redes sociais oferecem-lhe a possibilidade de realizar publicidade segmentada, adaptando cada anúncio ao seu público-alvo específico. Num anúncio tradicional, a empresa investe, por exemplo, 50.000 euros para impactar um público de um milhão de pessoas, mas apenas 1% prestar verdadeiramente atenção ao anúncio. Na publicidade nas redes sociais o investimento é focalizado no público que efetivamente lhe interessa.

Compartilhamento Viral

A criação de conteúdos inovadores, fora da caixa e com sentido de humor podem potenciar o alcance de uma publicação. Um pequeno vídeo sobre a farmácia pode, em poucos minutos, tornar-se viral e atingir milhões de utilizadores, potenciando, a prazo, o tráfego orgânico para as suas publicações. Tal seria impossível na sua farmácia física.

Já decidiu se o melhor para a sua farmácia são as redes sociais ou site?

Em última análise, a melhor forma de tomar uma decisão passa por a sua farmácia experimentar a presença nas redes sociais e através de um site e ver qual deles tem mais impacto na atração de novos clientes e na sua conversão em compras na farmácia ou na loja online.

Apostar numa presença nos dois pilares vai obrigá-lo a conjugar muito bem os conteúdos que partilha quer nas redes sociais, quer no seu site. Mas se o trabalho for bem efetuado, a possibilidade de captar novos clientes a partir da presença digital é tremenda. Bastam curtas, mas cirúrgicas publicações nas redes sociais. Preferencialmente remetendo para uma landing page, onde poderá recolher os contactos dos potenciais clientes, em troca da entrega de um conteúdo de valor acrescentado.

Qualquer que seja a sua escolha, tenha em mente que, em ambas as plataformas, é primordial manter os conteúdos atualizados e interligados. Assim sendo, irá garantir uma experiência consistente e integrada para os clientes.

No fim de contas, a presença online é cada vez mais relevante nos dias atuais. E, a combinação de redes sociais e site ajudará a aumentar a visibilidade e o sucesso da sua farmácia.

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